É com grande prazer que anunciamos a 36ª edição do Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM), organizada pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, aliada à participação e ao auxílio de admiráveis profissionais e docentes do meio médico, além do patrocínio de grandes empresas que sustentam este projeto. A nova edição do ECAM surge, assim como em outros encontros, com o intuito de atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos dos acadêmicos nas diversas especialidades da área médica, bem como estimular a produção e o desenvolvimento científico no estado de Goiás.
Partindo desse ponto de vista, em 2024 o 36° ECAM convida para uma inédita e instigante experiência propondo como tema: “Medicina vitruviana: a intersecção entre os planos da ciência e do cuidar”.
Afinal, em um mundo onde reinam os grandes. Grandes centros, grandes prédios, grandes obras, grandes descobertas. O que seria maior que o próprio homem? Diante do desafio da perfeição muitos grandes tentaram, enquanto uns sacrificavam o homem em prol da geometria, outros sacrificavam a geometria em prol do homem. Então ali, fora da curva, lateralizado, surge um novo pensamento, criando o “Homem vitruviano”, onde o equilíbrio se encontra.
Nesse mesmo mundo a medicina nasce como cuidado, cresce como ciência. O que seria maior? O que seria melhor? É nesse embate que a medicina vitruviana surge como equilíbrio, sem a necessidade de sacrifícios. A harmonia entre o rigor científico e o cuidado humanizado. Aqui o médico não busca mais o conhecimento para ser superior, ele busca o conhecimento para proporcionar o melhor para o seu paciente, que deixa de ser pedaços e se torna o todo.
Medicina vitruviana: cura o corpo, mas também toca a alma, reafirmando a ciência, o cuidado e a dignidade da vida humana. Nos dias 06, 07 e 08 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), Goiânia – GO.
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e o Centro Acadêmico XXI de Abril promovem, desde 1988, o Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM). O ECAM é um importante congresso científico organizado pelos acadêmicos de Medicina da UFG, sendo uma grande tradição no Centro-Oeste brasileiro destinada a estudantes e profissionais da área médica. Os discentes da Universidade possuem a preocupação constante com o avanço de seus conhecimentos e com as atualizações científicas na área da saúde. Nesse sentido, o congresso conta com palestras, mesas redondas e oficinas voltadas para assuntos do curso de Medicina, além de oferecer aos participantes oportunidades de produção cientifica.
Objetivos:
O ECAM tem por objetivo promover discussões acerca de temas e atualidades na área médica, bem como, as prováveis mudanças que o cenário médico nacional enfrentará nos próximos anos, incentivando a realização de trabalhos científicos e dando aos discentes a oportunidade de trocar experiências curriculares e extracurriculares.
Público-Alvo:
O XXXVI ECAM tem como público-alvo a sociedade em geral, profissionais e estudantes da área médica do Centro-Oeste e de outros estados, além dos demais acadêmicos da área da saúde.
Atividades Complementares:
O congressista poderá participar, além das palestras oferecidas na programação do congresso, de oficinas que serão realizadas anteriormente ao evento, com aulas práticas sobre variadas especialidades médicas. Ademais, os inscritos no congresso poderão enviar trabalhos científicos, enriquecendo o contato com essa área do conhecimento.